A internet ao longo dos últimos anos têm revolucionado todos os sectores da sociedade e é uma presença constante nas nossas vidas.
Uma rede composta por milhares de outras redes interligadas, usando uma diversidade muito grande de tecnologias desde redes por cabo, wifi, ópticas e satélite, ligando assim países e continentes.
Hoje em dia, o mundo em que vivemos é de tal forma dependente da internet que um simples apagão causaria um caos global.
Simples gestos como levantar dinheiro num terminal Mb, pagar as compras no supermercado, usar o telemóvel e muitos dos seus serviços, .... As empresas deixariam de poder emitir documentos de fracturação, etc etc, um caos?!
Este simples apagão, afetaria mais de um terço da população mundial.
Este hipotético apagão afetaria igualmente o nosso hobby, sistemas como Echolink, Clusters, confirmação de contactos por via digital nas suas mais variadas plataformas, APRS, os sistemas DMR, C4FM e Dstar ficariam com o seus repetidores limitados em modo local, acesso remoto ao nosso Shack entre muitas outras ferramentas que usamos no nosso dia a dia paravam.
E a internet é fundamental no nosso hobby? não é seguramente, mas muitas das ferramentas que um radioamador do seculo XXI usa, deixaria de usar.
A internet facilita as nossas vidas mas no que diz respeito ao nosso hobby, algumas dessas facilidades vieram matar parte do encanto do nosso hobby.
No passado, um DX era fruto de vários factores;
2 radioamadores, em lugares distintos do planeta, por "obra do acaso" encontram-se numa determinada frequência.
A propagação entre esses dois pontos estava propicia para ser possível esse contacto, caso contrario nunca seria possível esse "encontro".
A insistência, a astucia e resiliência de ambos radioamadores.
Hoje em dia e fruto das tecnologias disponíveis, da informação difundida por essa imensa rede de cabos, wifis e ópticas, esse encanto de certa forma esfumou-se, mas a internet trouxe novas oportunidades em vários domínios.
O exemplo que se segue é daqueles casos em que tudo isto só é possível, graças á imensa rede chamada de Internet.
Já todos ouvimos falar de nos ligarmos remotamente ao nosso shack, pois bem, neste caso, o shack não é nosso, mas é um super shack, composto por excelentes equipamentos, grandes antenas e num ponto estratégico do planeta.
Interessante? Mas e se para além deste super shack, tivermos muitos outros disponíveis, em diferentes lugares deste planeta?
Amanha podes emitir desde a América do Norte, depois podes mudar para as Caraíbas e terminas algures na Europa.
Este caso aqui divulgado, não é mais do que uma plataforma que disponibiliza varias estações remotas espalhadas pelo mundo onde podemos, a partir de nossas casas, controlar equipamentos, antenas, rotores, bastando para tal um equipamento com browser, seja ele um telemóvel, um tablet ou um computador pessoal.
Uma solução deste género, embora não esteja ao alcance de qualquer um, é um conceito possível de desenvolver de acordo com as suas possibilidades e de custo reduzido, sendo assim uma solução para muitos radioamadores que em virtude da dificuldade em instalar antenas nos seus condomínios podem desta forma usufruir da sua estação remotamente sempre e quando haja internet no local escolhido.
Esta solução da RHR (W2RE) foi a forma encontrada para aqueles que por diversas razões, limitações na instalação de antenas, idade avançada de alguns radioamadores e até o elevado custo de uma estação para os mais jovens, podendo assim, por um determinado valor podermos usufruir de uma verdadeira super estação, o sonho de qualquer um de nós, embora de uma forma remota.
Bem-vindo ao radioamadorismo do seculo XXI.
73
de CT7AOL
Comments