Na era digital que atravessamos, são imensos os clubes e grupos que emitem diplomas e certificados.
Uns com as suas próprias temáticas, outros que não passam de copias um pouco na linha daquilo que acontece em outras áreas do nosso hobby onde cada um quer o seu pedaço, o seu titulo, o seu quintal.
Este fenómeno se assim lhe podemos chamar está muito direccionado para os modos digitais sendo possível coleccionar diplomas sobre RTTY, PSK. FT4, FT8 e muitos outros.
Existem ainda os Diplomas dos contestes mas porque o seu funcionamento é distinto deixarei para um post futuro.
Bom e então qual o valor que têm um diploma deste tipo?
O valor de um diploma destes só poderá ter um valor sentimental, um reconhecimento de um objectivo alcançado, um motivo de orgulho por um determinado feito, traduzido em uma imagem e nada mais que isso.
Por exemplo, no diploma ao lado, certifica-se que consegui trabalhar todos os continentes nas bandas clássicas dos 10, 15, 20, 40, 80m no modo FT8 e que este diploma foi #27 a ser emitido.
Curiosamente atribuo #27 como sendo o dado de maior relevância neste diploma.
Estes diplomas servem ao mesmo tempo para nos motivar a ir mais além, a melhorar as nossas condições de trabalho, a estudar as melhores soluções para alcançar-mos novas conquistas.
Para efeitos de um reconhecimento oficial e fidedigno estes diplomas ou certificados não têm qualquer validade e não são reconhecidos pela ARRL.
São varias as razões, desde logo porque a própria ARRL têm o seu próprio programa de Diplomas, depois vêm a questão da veracidade dos contactos efectuados.
Aqui reside o principal problema, nestes grupos e clubes não existe qualquer tipo de controlo da veracidade dos seus utilizadores, a verificação dos contactos é deficiente ou inexistente e baseada na apresentação "upload" do nosso Log sendo muito fácil acontecer fraude, por outro lado como todos nós sabemos para a aplicação de qualquer programa da ARRL existe um conjunto de meios de verificação da veracidade dos seus dados, desde as estações, local de contacto ou QSL´s. Mesmo quando é usada a plataforma digital Lotw, o seu acesso é verificado por forma a verificar a veracidade do callsign e de quem pretende aderir ao mesmo sendo necessária a apresentação da licença bem como identificação do radioamador.
73
de CT7AOL
コメント