Pode ser surpreendente para alguns, mas para quem liga todos os dias o seu equipamento, os dados seguintes são simplesmente a confirmação factual das tendências deste hobby.
O artigo publicado pelo OM G7VJR Michael, criador do conhecido clublog.org no seu site é um fiel retrato estatístico do radioamadorismo de hoje e baseado em dados de mais de 84.000 callsigns e mais de 731 Milhoes de QSO´s registados.
É igualmente importante lembrar que esta plataforma é maioritariamente usada por HF Dxers.
No gráfico em baixo vemos a evolução dos modos usados desde 2006 até aos dias de hoje.
Claramente, aquilo que salta logo á vista é um antes e depois de 2017.
Falamos obviamente do FT8, odiado por uns, sendo visto como um demónio ou serial killer deste hobby e amado por outros.
Se observarmos os mesmos dados desde 2016 até hoje, percebemos que o FT8 é responsável por um valor superior a 60% da actividade em HF.
Como dizia logo no inicio, estes dados são factos que confirmam aquilo que todos aqueles como eu, ligam os equipamentos de uma forma regular e procuram mais uma figurinha, uma nova entidade, um modo ou um novo locator.
Naqueles dias normais em que não existem concursos no ar, encontramos pouca actividade nas bandas de HF em fonia, muito pouca actividade em RTTY, PSK ou outros modos digitais pré FT8, alguma actividade em CW e depois o FT8, onde se encontra tudo, se encontra de tudo e 24h por dia.
Visto o FT8 ser um modo de comunicação desenhado para sinais extremamente fracos, onde se junta uma grande maioria de radioamadores espalhados pelo mundo, é fácil concluir que estão criadas condições para passarmos alguns bons momentos.
Dizem os tratadores de demónios que há quem tenha feito o DXcc em menos de um mês em FT8 tentando desta forma descredibilizar este modo assim como quem o pratica.
Isso não passa de um Mito a juntar a muitos outros.
O curioso, é que depois vemos esses mesmos tratadores de demónios aqui e ali transmitindo alegres RR73.
Pessoalmente, vejo o FT8 como mais um modo, que já me proporcionou algumas figurinhas interessantes mas não é claramente o modo que me dá mais gozo.
Posto isto, RR73
Nota: Dados disponibilizados por G7VJR no seu site, artigo
73
de CT7AOL
Comments