top of page
Writer's pictureCT7AOL

Mapa Mundo e os alfinetes


O Globo terrestre foi sempre um fascínio e recordo ainda hoje aquele que terá sido o primeiro que vi quando fui para a escola, pois naquela época todas as escolas tinham um.

Ao observar o globo eram imensas as perguntas, era enorme a vontade de conhecer aqueles países, alguns com formas estranhas e que me faziam sonhar.


Passados uns anos, quando começo a dar os primeiros passos no radioamadorismo e entro pela primeira vez no Shack de um radioamador aquilo que me prendeu logo a atenção foi o famoso mapa mundo usado no nosso hobby.

Era incrível ver aquele mapa cheio de alfinetes, cada um deles representava um contacto, em algumas zonas do mapa já não havia espaço para mais um, cada alfinete era um contacto, uma história.

É a partir daqui, que começa o meu "vicio", o prazer de picar o mapa mundo, cada DX feito naquela época nos 11 metros, representavam mais uma conquista, era só mais um alfinete, só mais um pontinho que iria ajudar a colorir o meu mapa.

Passados 40 anos, o mundo evoluiu, os globos terrestres ainda existem, o Amateur Radio Map of the World continua a existir, eu já sou radioamador, mas a vida dos alfinetes está cada vez mais difícil pois deixei de os usar.


Fruto da evolução tecnológica, hoje é possível ter o nosso mapa de forma automatizada, mas o prazer de ir colorido o mapa persiste, um novo pontinho é mais uma vitoria, é mais um motivo de satisfação.

De pontinho em pontinho vamos percorrendo o nosso caminho rumo ao objectivo final que será de concluir o DXcc.

Este nosso hobby devido ás suas inúmeras modalidades , modos e bandas permite-nos afirmar que embora sendo iguais, podemos fazer coisas diferentes mas o objectivo é quase sempre o mesmo, ou seja comunicar.

73

de CT7AOL

7 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


bottom of page